O presidente Lula conversou na manhã desta segunda-feira (27) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Na ligação, feita por volta das 10h30, Lula indicou intenção de ir à Rússia, atendendo ao convite do país para comparecer à cerimônia de comemoração dos 80 anos da vitória do país na Segunda Guerra Mundial, marcada para 9 de maio em Moscou.
O dia 9 de maio de 1945 é uma data nacional importante nos países que sucederam a União Soviética. Foi nesta data que a Alemanha assinou o Ato de Rendição Condicional, marcando a derrota do nazismo e o fim da guerra na Europa.
Segundo nota divulgada pelo Planalto (leia aqui), os dois presidentes também conversaram sobre a guerra na Ucrânia — Lula “expressou sua preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz” e Putin “agradeceu a contribuição de atores como o Brasil para a busca de uma solução”.
O presidente Lula publicou uma mensagem na rede social X a respeito da ligação.
Leia também
Lula, apesar da aliança dos BRICS deveria ficar fora deste debate político. A aliança é econômica, não militar.
A Rússia ( ditador, ao meu ver, Vladimir Putin) cometeu um erro imperdoável, o de invadir um país, querendo se justificar, o injustificável.
Rendição, revolta militar contra Putin, prisão, julgamento pelo Tribunal Penal Internacional
E, que surjam novas provas de crime militar contra Putin
.Que seja julgado, tomara culpado e destituído do poder e condenado a pena…estipulada.
Quem defender Putin, se queimará politicamente.
O que Lula está pensando?
E, olha que votei nele. Agora, vou repensar, após está tal conversa.
Acho que será tiro no pé de Lula.