Tragédias ambientais a escândalos políticos. Momentos de 2019 em fotos
Erick Mota
A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, fez discurso em Libras (Língua Brasileira de Sinais), no parlatório do Palácio do Planalto durante solenidade de posse do marido, presidente Jair Bolsonaro. Foto: Marcello Casal Jr./ABr
Em um ano polarizado e recheado de polêmicas, 2019 contou com conquistas e atrasos, tanto no campo democrático quanto no econômico. O presidente Jair Bolsonaro tomou posse e pouco tempo depois foi para a mesa de cirurgia retirar a bolsa de colostomia que foi colocada devida ao atentado que sofreu durante as eleições.
Ministros foram exonerados, polêmicas abalaram o governo, Michel Temer foi presoe Lula foi solto. Depois de anos de tentativas fracassadas, a reforma da previdência foi aprovada. Tragédias ambientais expuseram a falta de prioridade deste e de governos passados para as questões do meio ambiente.
O prêmio Congresso em Foco mais uma vez revelou os melhores parlamentares do ano, demonstrando que apesar dos escândalos costumeiros que a política brasileira produz, a democracia é o valor máximo a ser resguardado.
O site separou para você uma galeria de imagens que resume o que foi o ano de 2019 na política brasileira.
O ano de 2019 começou com a posse de governadores e do presidente Jair Bolsonaro. Dias após ser empossado, o novo presidente passou por cirurgia para retirada da bolsa de colostomia.
[fotografo]José Dias/PR[/fotografo]
Ainda em janeiro, o brasileiro e o mundo ficaram chocados com a tragéria de Brumadinho.
Em fevereiro o presidente Jair Bolsonaro exonerou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno.
[fotografo] Fernando Frazão/Agência Brasil [/fotografo]
Ex-presidente busca ganhar tempo para que o MDB consiga construir um consenso ao redor da candidatura de Simone Tebet.
[fotografo]Lula Marques/AGPT[/fotografo]
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou contingenciamento da pasta, o que também aconteceu com o ministério da Defesa e outras pastas do governo, o que causou grande repercussão negativa e manifestações nas ruas. [fotografo] Marcelo Camargo/Agência Brasil [/fotografo]
[fotografo]Gil Ferreira/STF[/fotografo]
O juiz Bruno Savino, da 3ª Vara da Justiça Federal em Juiz de Fora (MG), absolveu Adélio Bispo de Oliveira, autor do ataque a faca contra o então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral do ano passado. A decisão foi proferida após o processo criminal que considerou Adélio inimputável por transtorno mental.
[fotografo]Reprodução/YouTube[/fotografo]
O ex-juiz e hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, teve seu nome exposto, ao lado de membros do Ministério Público do Paraná nas matérias que ficaram conhecidas como Vaza Jato [fotografo]Geraldo Magela/Agência Senado[/fotografo]
Em agosto o empresário EIke Batista foi preso novamente durante a Operação Segredo de Midas, um desdobramento da Lava Jato, no Rio de Janeiro.
Câmara dos deputados debate extinção dos terrenos de marinha, bem como leis de amparo ao setor cultural e artístico. [fotografo]Wilson Dias/ABr[/fotografo]
Em setembro o Congresso em Foco realizou o Prêmio Congresso em Foco 2019, que premiou e reconheceu os principais parlamentares do ano, por votos populares e do júri qualificado. Na foto, Marcelino Rodrigues, presidente da Anafe, entrega o prêmio à deputada Luiza Erundina, a única homenageada em todas as edições da premiação, desde 2006
Ainda em setembro, manchas de óleo invadiram as praias do litoral nordestino e chegaram até o Sudeste. Ainda não se sabe a origem da substância que poluiu a costa brasileira. Até uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instaurada para investigar o derramamento de óleo.
[fotografo]EBC[/fotografo]
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Economia, Paulo Guedes. [fotografo]José Cruz/Ag. Brasil[/fotografo]
O ex-presidente Lula e Zé Dirceu.
[fotografo] Reprodução / Lula / Instagram [/fotografo]
Em dezembro a pesquisa FSB demonstrou que o Congresso em Foco é o site de política mais lido pelos parlamentares, pelo terceiro ano seguido. Na foto, a equipe do Congresso em Foco[fotografo]Paulo Negreiros[/fotografo]
*Com informações da Agência Brasil
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.