PM do DF irá trabalhar com todo o efetivo durante sete de setembro

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) indicou que irá trabalhar, durante o feriado de sete de setembro, com todo o seu efetivo. A decisão da corporação de suspender as folgas e convocar todo seu corpo de policiais ativos foi informada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), nesta sexta-feira (3).

A decisão da PMDF tem dois impactos diretos na manifestação prevista para feriado nacional na capital federal: em primeiro lugar, deve reforçar a segurança do evento na Esplanada dos Ministérios, que deve ser uma demonstração de força do governo em prol de uma pauta antidemocrática defendida pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores.

Em segundo, deve inibir a presença de policiais militares da ativa na manifestação, tal qual como previsto em outros estados. A polícia chegou a dizer que os policiais poderiam comparecer desde que não vinculassem seus atos às manifestações, mas foram desautorizados por Ibaneis.

Desta forma, os estados do Distrito Federal e de São Paulo preveem reforços em seu policiamento durante as manifestações. Ambos os atos terão a presença física do presidente Bolsonaro, que prometeu comparecer nas duas cidades, e é esperado que os atos possam se tornar violentos.

A recomendação de aplicação de 100% do efetivo na data em Brasília foi feita pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Na recomendação encaminhada à PM, o MPDFT diz que historicamente, o policiamento e segurança das manifestações populares na área da Esplanada dos Ministérios exige a aplicação de elevado efetivo policial militar e não pode prejudicar o policiamento diário ordinário das demais cidades e áreas do Distrito Federal.


> Embaixada dos EUA no Brasil alerta sobre os atos no Sete de Setembro
> Bolsonaristas fazem “esquenta” de atos do 7 de setembro em conferência conservadora

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo