Terceirizados e comissionados do Senado pedem medidas contra a covid-19

Funcionários do Senado Federal protocolaram, nesta quinta-feira (8), um documento pedindo medidas de prevenção à covid-19 no ambiente de trabalho. Segundo a Associação dos Prestadores de Serviço do Senado Federal (Apresefe), mais de dez pessoas já faleceram pela doença e cerca de 30 foram contaminadas. A entidade que representa os terceirizados e comissionados pede uma audiência com o presidente da casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para melhorar as condições laborais.

De acordo com Fernando Assunção, presidente da Apresefe, a associação não medirá esforços para garantir a segurança sanitária dos servidores. "Queremos garantias de proteção para todos os funcionários, manutenção dos nossos empregos e a possibilidade de trabalho em home office sem prejuízo nos salários".

Uma funcionária do gabinete do senador José Serra (PSDB-SP) morreu, na manhã desta quinta-feira (8), vítima do coronavírus. Maria Aparecida Alves, de 58 anos, trabalhava como copeira e estava afastada do trabalho presencial desde o início da pandemia.

Em março, o senador  Major Olímpio (PSL-SP) também faleceu por covid-19. Já os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Lasier Martins (Podemos-RS) contraíram a doença, foram hospitalizados, mas se recuperaram.

Senado Federal parou de divulgar os casos de covid-19 entre os servidores e colaboradores da Casa. O último registro divulgado para a imprensa foi em fevereiro deste ano, quando a Casa informou que o serviço médico havia registrado oito casos até o dia nove do mês.

Além de serem pressionados pelas condições sanitárias no trabalho. Os servidores do Congresso também estão receosos com a perda dos empregos. A Apresefe contou 28 demissões de associados durante a pandemia. "Queremos a manutenção dos nossos empregos e que voltem as trabalho todos aqueles que foram demitidos neste momento tão difícil".

Veja o ofício entregue ao presidente da casa, Rodrigo Pacheco, pela Apresefe:

*Thaís Rodrigues é repórter do Programa de Diversidade nas Redações realizado pela Énois - Laboratório de Jornalismo, com o apoio do Google News Initiative.

> CPI da Covid: quem são os senadores que querem investigar o governo

Continuar lendo