Reino Unido inicia aplicação de vacina comprada pelo governo brasileiro

O Reino Unido iniciou hoje (4) a vacinação contra a covid-19 com o imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca – a única que o governo brasileiro oficializou a compra até o momento.

A vacina foi aplicada em um homem de 82 anos no próprio hospital da Universidade. O Reino Unido, com população de 66 milhões, garantiu cerca de 100 milhões de doses do imunizante, o que seria capaz de garantir a imunização para 75% da sua população.

Os britânicos já haviam sido os primeiros a iniciarem a campanha de vacinação ainda no início de dezembro. À época, apenas o imunizante da Pfizer estava disponível para uso, e em modo emergencial.

A vacina de Oxford/AstraZeneca tem 70% de eficácia já na primeira dose, e será produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O plano de vacinação do governo federal aponta para o uso de 100 milhões de doses ainda em 2021, o que seria capaz de imunizar 50 milhões de brasileiros. – mas o Ministério da Saúde do Brasil ainda não indicou uma data específica para que a vacinação ocorra.


> Gilmar Mendes critica atraso em vacinação: “passou do tolerável”
> Arthur Lira critica grupo de Baleia e chama de “centrão gourmet”

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!