A governadores, Lira pede que 100% das emendas vão para combate à covid

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez nesta terça-feira (2) um apelo aos governadores para que eles mobilizem os deputados de seus estados a destinar dinheiro de emendas parlamentares, verbas indicadas por congressistas aplicadas em suas bases, para ações de combate a pandemia do coronavírus.

"Vossas excelências, com a liderança que possuem sobre suas respectivas bancadas federais, poderiam buscar persuadir os parlamentares de seus estados para que destinem parte ou quem sabe a totalidade de suas emendas, exclusivamente este ano, para o combate à pandemia. Seria uma iniciativa, eu sei, complexa, mas dada as circunstâncias tenho convicção de que muitos atenderão ao chamamento de vossas excelências neste momento único de nossa história", declarou o deputado do PP.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.

Lira sugeriu a criação de um fundo emergencial para combater o coronavírus. O presidente da Câmara manifestou o desejo de que qualquer verba arrecadada a mais que o previsto vá para esse fundo.

>Bolsonaro usa de “mentira absurda” para confundir população, diz Eduardo Leite

Lira está neste momento reunido na residência oficial da presidência da Câmara com governadores. Doze  participam de forma presencial e oito de forma remota. Também estão presentes o relator do orçamento de 2021, senador Márcio Bittar (MDB-AC), e a presidente da Comissão de Orçamento, deputada Flávia Arruda (PL-DF).

Entre as demandas dos governadores estão a recomposição de cortes na saúde feitos no orçamento de 2021 em relação ao de 2020 e iniciativas que ajudam a economia dos estados, como adiamento do pagamento de precatórios e a securitização, que permite o poder público vender para o mercado privado dívidas que tenha a receber.

>Governadores negociam vacina russa e tentam reverter corte no orçamento

Continuar lendo