Cresce lista de senadores diagnosticados com covid-19

Após vários registros de aglomerações nos gabinetes do Congresso Nacional na semana passada, aumentou a lista de senadores diagnosticados com covid-19.

Nesta segunda-feira (1º), Alessandro Vieira (Cidadania-SE) informou que contraiu o novo coronavírus. Nesta terça (2), outros dois senadores informaram que também estão com a doença: Lasier Martins (Podemos-RS) e Major Olímpio (PSL-SP).

Os três participaram presencialmente de sessões nas últimas semanas. Mesmo com avanço da pandemia, foi possível verificar diversos parlamentares e autoridades reunidos sem máscaras na Casa.

De acordo com a assessoria de Alessandro Vieira, o parlamentar recebeu o resultado na noite desta segunda-feira (1). "O senador apresenta apenas sintomas leves, está isolado e cumprindo os protocolos de segurança e combate à covid-19".

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial. Na ordem do dia, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019, que permite a retomada do pagamento do auxílio emergencial às pessoas de baixa renda em razão da pandemia da covid-19 e cria mecanismo de ajuste fiscal para União, estados e municípios. Também está em pauta projeto que institui regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública (PL 317/2021). Bancada: senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE); senador Nelsinho Trad (PSD-MS); senador Izalci Lucas (PSDB-DF); senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Foto: Waldemir Barreto/Agência SenadoO senador Alessandro Vieira, ao centro, conversa com os senadores Fernando Bezerra (esquerda) e Izalci Lucas (a direita). Abaixo, o senador Nelsinho Trad, em sessão do dia 25/2
Waldemir Barreto/Agência Senado
Lasier Martins e Major Olimpio usaram suas redes sociais para comunicar o estado de saúde.

“Comunico que testei positivo para covid-19. Estou recolhido em casa e seguindo as orientações médicas”, publicou Lasier. Em nota oficial, Major Olimpio informou que tem "sintomas leves e em isolamento domiciliar".

Major Olimpio (à esq.), Alvaro Dias e Lasier Martins no Senado em 2 de fevereirosenador Major Olimpio (PSL-SP); senador Alvaro Dias (Podemos-PR); senador Lasier Martins (Podemos-RS)
Leopoldo Silva/Agência Senado
Na sessão desta terça, o senador Cid Gomes (PDT-CE) disse que está com sintomas de covid-19 e que aguarda o resultado de teste para confirmar o diagnóstico. O parlamentar participou de forma remota. Mais tarde, em nota, a assessoria de Cid informou que o exame deu negativo.

"Após apresentar alguns sintomas gripais, o senador Cid Gomes (PDT-CE) realizou exame nesta terça-feira (02/03) e o resultado foi negativo para COVID-19. Por precaução, o senador permanecerá em casa, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias e participando das atividades do Senado Federal de forma remota".

Na última sexta-feira (26) o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decretou lockdown. Desde então, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), proibiu o acesso de visitantes às dependências da Casa enquanto durarem as medidas temporárias de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia de covid-19.

Porém, com o avanço dos casos entre os próprios parlamentares, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) sugeriu e Pacheco acatou que a partir desta quinta-feira (4) as sessões voltem a ser remotas.

Continuar lendo