Anvisa cancela de forma definitiva os estudos da Covaxin no Brasil

A Anvisa publicou nesta segunda-feira (26) o cancelamento definitivo do estudo clínico da vacina Covaxin. O estudo havia sido solicitado pela empresa Precisa, alvo de investigações pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.

De acordo com a Anvisa a decisão decorre de uma avaliação técnica. A avaliação da Agência é que a confirmação do fim da autorização da empresa Precisa para representar a vacina no país poderá inviabilizar o cumprimento da normativa dos estudos clínicos do imunizante no país.

Na última sexta o estudo havia sido suspenso pela Agência como uma medida cautelar, logo após o comunicado sobre o rompimento de representação entre a Precisa e o laboratório indiano Bharat Biotech, sediado na Índia, se publicizado.

“O cancelamento envolve os dois processos que fazem parte de um pedido de pesquisa clínica. O primeiro é o que trata do documento de abertura do estudo, o Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM), solicitado pela Precisa Comercialização de Medicamentos. O segundo é o que trata do protocolo clínico da pesquisa, o Dossiê Específico de Ensaio Clínico (DEEC), solicitado pela Sociedade Benef Israelitabras Hospital Albert Einstein”, explicou por nota a Anvisa.

Também na semana passada, o ministro da Saúde Marcelo anunciou o cancelamento do contrato da pasta com a empresa Precisa para aquisição de vacinas. A decisão do ministro foi igualmente baseada na rescisão do contrato entre a empresa e a fabricante indiana da Covaxin.

A Precisa é acusada de fraudar documentos para garantir uma suposta venda superfatura de vacinas para o governo brasileiro.

> CPI da Covid inicia cooperação com CPMI das Fake News

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo