RAPS abre inscrições para formação de empreendedores cívicos

Um dos grandes desafios que temos pela frente é a mobilização dos cidadãos para a sua responsabilidade política de fiscalizar a execução dos orçamentos públicos e monitorar mandatos, instituições e governos.

Muitas vezes esta não é uma tarefa simples e alguns conhecimentos mais específicos são exigidos dos cidadãos atuantes que se disponham a isso.

Pois esse é um dos objetivos da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, ou simplesmente RAPS. Fundada em 2012, a organização tem o objetivo de incentivar e capacitar cidadãos tanto para a missão política tradicional de representação legislativa e execução de políticas públicas, como para o que eles chamam de empreendedorismo cívico, ou seja, cidadãos que assumem o compromisso com o resgate da ética na atividade política e a fiscalização da transparência no uso de recursos públicos.

Para a RAPS, o Brasil de hoje precisa de cidadãos conscientes e atuantes, dispostos a colaborar com a construção de uma sociedade mais justa, próspera, solidária, democrática e sustentável. Para isso, é preciso trabalhar com lideranças políticas alinhadas aos valores e princípios da ética e da sustentabilidade. Através do diálogo, da troca de informações, da cooperação e da transparência e do que a rede chama de Amizade Cívica, é fundamental buscar nas atuais lideranças políticas adesões à agenda da sustentabilidade e, principalmente, identificar, estimular e formar novas lideranças políticas comprometidas com essa agenda.

É importante lembrar que a RAPS é uma organização que lida com o “fazer política” de forma apartidária, e que seus recursos são obtidos através de doações de pessoas físicas e empresas privadas, sem qualquer subvenção pública.

E a novidade para este fim de ano é que a RAPS acaba de abrir as inscrições para seus três grandes programas de 2015: os Líderes RAPS, os Jovens RAPS e os Empreendedores Cívicos.

O objetivo é a mobilização para a cidadania política de indivíduos que já realizam projetos e ações com impacto social, e sempre assumindo as suas responsabilidades em prol de suas comunidades de origem e também do interesse público nacional.

A ação da RAPS envolve capacitação gratuita em cursos, palestras, seminários e eventos com os melhores consultores e cientistas políticos do Brasil e do exterior, inclusive especialistas em planejamento de campanhas eleitorais. Isso torna a RAPS uma das mais importantes formadoras nacionais de verdadeiros agentes de cidadania. Cidadãos politicamente responsáveis e conscientes de seu papel transformador da nossa cultura política.

Vale a pena conferir (neste link) todas as informações e documentos sobre os projetos da RAPS. Mas quem estiver interessado em participar não pode demorar muito pois as inscrições terminam logo no início de janeiro.

Assine a Revista Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!