Senadores americanos pedem a Biden que imponha condições para parceria com o Brasil

Um grupo de 15 senadores do partido Democrata pediu, nesta sexta-feira (16), ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que condicione qualquer apoio ao governo brasileiro para a preservação da Amazônia a uma redução progressiva do desmatamento na região. A carta endereçada a Biden é assinada pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores, Bob Menendez, e pelo ex-candidato presidencial Bernie Sanders, entre outros.

O texto é uma resposta à nota encaminhada pelo presidente Jair Bolsonaro ao colega americano nesta semana, pedindo apoio para eliminar o desmatamento ilegal na região amazônica até 2030.

Os democratas disseram que apoiam a cooperação na Amazônia entre os governos dos dois países, mas questionaram a credibilidade de Bolsonaro. Os dois presidentes devem se encontrar nos próximos dias em uma cúpula do clima organizada pelos Estados Unidos. Bolsonaro foi um dos últimos chefes de Estado a reconhecer a vitória do democrata sobre o republicano Donald Trump e fez ataques ao então candidato Joe Biden por seu discurso crítico à política ambiental brasileira.

Os parlamentares americanos ressaltam que o fracasso brasileiro na redução do desmatamento impedirá os Estados Unidos de apoiar a entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), vaga cobiçada por Bolsonaro.

“A retórica e as políticas do presidente Bolsonaro efetivamente deram luz verde aos perigosos criminosos que operam na Amazônia, permitindo-lhes expandir dramaticamente suas atividades”, escreveram os senadores democratas na carta revelada pela agência Associated Press, citando reportagens recentes sobre abusos cometidos em relação aos direitos humanos no país.

De acordo com os senadores, a parceria entre os dois países "só será possível se o governo Bolsonaro começar a levar a sério os compromissos climáticos do Brasil - e somente se proteger, apoiar e se envolver de forma significativa com os muitos brasileiros que podem ajudar o país a cumpri-los”. Um grupo de 23 governadores brasileiros também enviou carta ao presidente americano pedindo parceria para a preservação ambiental.

> Procurador do MP de Contas pede ao TCU afastamento de Ricardo Salles

Continuar lendo