Hashtag “OBrasilAmaBolsonaro” lidera ranking mundial de postagens por robôs

A hashtag “OBrasilAmaBolsonaro” é uma das mais populares entre os usuários do Twitter na manhã desta sexta-feira (2). Perto do meio-dia, mais de 80 mil tweets usaram a frase de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Entretanto, segundo a plataforma Bot Sentinel, que monitora em tempo real a ação de contas inautênticas no Twitter, a hashtag bolsonarista é a que mais tem sido utilizada por robôs no mundo.

Das 20 tags com mais uso por contas inautênticas em todo o mundo, apenas duas são em português. A outra, #VergonhaNacional, também é usada por bolsonaristas.

Mas não foram só robôs e contas inautênticas que usaram a hashtag. Contas associadas a pessoas reais também entraram no movimento. Um exemplo é o do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), condenado por corrupção no caso do mensalão que hoje batalha nas hostes bolsonaristas.

“Vamos juntos, com Deus no coração, lutando pela Pátria e contra os inimigos da democracia. #OBrasilAmaBolsonaro”, escreveu.

Os responsáveis pela plataforma definem contas inautênticas como “indivíduos nefastos que fingem ser algo que não são para enganar seus seguidores e público, ou contas automatizadas (bots) desenvolvidas para se comportarem da forma mais humana possível com a intenção de enganar os outros usuários das redes. Pessoas de má-índole usam contas inautênticas para semear discórdia e causar caos nas plataformas de mídia social, e costumam ser usados ​​para se envolver em assédio direcionado e trollagem tóxica".

> Férias de Bolsonaro custaram R$ 2,4 mi aos cofres públicos, diz governo

Continuar lendo