Rodrigo Maia será secretário do governo João Doria, em São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quinta-feira (19) que o deputado Rodrigo Maia (sem partido-RJ) assumirá a Secretaria de Projetos e Ações Estratégicas em seu governo. A oficialização do nome de Maia como secretário, com a publicação no Diário Oficial, ocorrerá na sexta-feira (20).

A nomeação de Maia é estratégica para o trabalho que Doria vem fazendo para costurar sua candidatura à Presidência da República pelo PSDB. Esta semana, ele já obteve a declaração de apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na prévia que disputará no partido.

Rodrigo Maia deixou o DEM depois do episódio que culminou com a vitória de Arthur Lira (PP-AL) para a Presidência da Câmara. Maia articulava apoio ao nome do líder do MDB, Baleia Rossi (SP), para o cargo. Acabou traído no processo pelo presidente do DEM, ACM Neto, que apoiou Lira. Maia acabou expulso do DEM após o processo e acentuou seu discurso contrário ao governo Jair Bolsonaro. Chegou a ser indicado como vice-líder da Oposição, cargo que não assumiu por veto de Lira, que alegou que ele não poderia exercer a função por não estar filiado a partido.

Para Doria, porém, Rodrigo Maia é um nome com bom trânsito político, especialmente entre os segmentos mais conservadores que podem vir a enxergar em Doria uma opção eleitoral. O ex-presidente da Câmara negocia sua ida para o PSD, partido comandado pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. O PSD foi o destino também do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e tem acentuado um discurso oposicionista, especialmente na condução que fazem seus representantes na CPI da Covid, o presidente da comissão, Omar Aziz (AM) e o senador Otto Alencar.

> Bolsonaro ataca o STF para tentar golpe, diz Maia em entrevista exclusiva

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo