Relator do PL com mudanças no IR estuda novos benefícios a empresas

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse ontem ser possível aprovar nas próximas duas semanas os dois projetos de lei que tratam da reforma tributária. Com o tema na pauta prioritária – de Lira e do governo -, o relator do PL que altera o Imposto de Renda, Celso Sabino (PSDB-PA), disse hoje ao Insider que deve ter uma versão prévia de seu parecer na próxima semana.

A proposta do governo trata da tributação sobre pessoas físicas e jurídicas e sobre investimentos. O tucano relatou que tem dialogado intensamente com técnicos do Ministério da Economia e da Receita Federal, e com representantes de setores envolvidos como o mercado financeiro e o varejo.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected]

O relator afirma que está em estudo formas de reduzir – além do proposto pelo governo – principalmente a carga tributária sobre as empresas.

O PL enviado à Câmara reduz a alíquota geral sobre pessoa jurídica, dos atuais 15% para 12,5% em 2022 e para 10% a partir de 2013. A alíquota vale para empresas com lucro mensal de até R$ 50 mil, o lucro registrado acima desse valor será tributado em mais 10%. O relator também estuda mudanças na tributação sobre lucros e dividendos proposta pelo governo e a previsão de que essa arrecadação garanta a isenção do Imposto de Renda dos mais pobres.


> Pacheco convoca esforço concentrado do Senado antes de recesso
> Justiça do DF determina recomposição de membros do Patriota

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo