PT e mais quatro partidos de oposição anunciam apoio a Baleia Rossi

As bancadas do PT, PDT, PCdoB, PSB e Rede na Câmara decidiram nesta segunda-feira (4) apoiar o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pela presidência da Casa. Os petistas foram os últimos a tomar a decisão. Eles se reuniram nesta tarde e tomaram a posição por 27 votos a 23.

Se o bloco formado em torno da candidatura de Baleia for o maior da Casa, o PT deve ficar com a primeira secretaria da Câmara, responsável por decisões administrativas, como a organização das despesas da Casa.

> Baleia assume compromissos com o PT; impeachment fica de fora do acordo

Após a reunião interna, representantes do PT seguiram para um novo encontro, dessa vez com a participação do PDT, PCdoB, PSB e Rede. Os partidos têm juntos 12o deputados, mas pode haver traições. Na bancada do PSB, por exemplo, há alguns deputados que apoiam Arthur Lira (PP-AL).

Com o anúncio desta segunda-feira, o deputado do MDB tem uma aliança de 11 partidos (MDB, DEM, PSDB, PT, PSL, PCdoB, PSB, Rede, PDT, Cidadania e PV).

O grupo de partidos que deve apoiar Baleia soma cerca de 280 deputados, que ultrapassa o número mínimo de deputados para eleger em primeiro turno o presidente da Câmara.

Já o bloco de Arthur Lira (PP-AL) pode chegar a  205 votos. PP, Solidariedade, PL, PSD, Patriota, PSC e Avante declararam apoio a Lira. Também está sendo negociado o apoio do PTB e Pros. No entanto, o voto é secreto e o cenário pode se inverter caso haja traições ao grupo de Baleia.

> Líder de Bolsonaro promete plebiscito por nova Constituinte em breve
> Prefeito médico ignora covid e faz festa de posse com shows e aglomeração

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!