Maia é novo vice-líder da oposição e vai articular mudanças na reforma tributária

O ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), é o novo vice-líder da oposição. Ele foi alçado ao cargo com o desafio de atuar como peça-chave do bloco nas discussões sobre a Reforma Tributária. A função de vice-líder garante a ele tempo de discurso em plenário e maior capacidade de articulação das estratégias do bloco, tanto interna, quanto externamente.

A oposição é favorável à reforma, mas defende um texto mais amplo e com mudanças substanciais.

A aproximação de Maia com o bloco oposicionista cresceu deste a eleição para presidente da Câmara no início deste ano, quando defendeu como candidato o deputado Baleia Rossi (MDB-SP). Baleia foi derrotado por Arthur Lira (PP-AL), apontado como o nome sob a benção do presidente Bolsonaro.

Enquanto foi presidente da Câmara, Rodrigo Maia manteve uma relação de “morde e assopra” com o governo. Se por um lado atuou em pautas estratégicas para a equipe econômica, por outro conseguiu impedir a votação de diversas matérias caras aos bolsonaristas.

Rodrigo Maia, que era do DEM, ainda permanece sem partido.

> Oposição reage a desfile de tanques e prevê derrota da PEC do voto impresso

> Câmara aprova urgência de PL da reforma tributária do Imposto de Renda

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo