Falta de banheiro motivou mudança de comitê de imprensa da Câmara, diz Lira

Após manifestações de parlamentares na sessão da Câmara dos Deputados contra a transferência dos jornalistas do comitê de imprensa para um porão na Casa, o presidente  Arthur Lira (PP-AL)  se manifestou sobre a decisão.

De acordo com Lira, "todos os partidos sabem das dificuldades que esta casa vive com gabinetes sem banheiros para parlamentares, lideranças com espaços diminutos, outras lideranças com espaços sobrando, espaço de 70 deputados para 30, partidos que saíram do espaço de 30 deputados para 50".

Segundo Lira, a decisão já está tomada, mas que nesta quarta-feira haverá uma conversa cobre o assunto "com muita democracia" para dialogar "um conforto e maior possibilidade que a imprensa exerça seu papel sempre com democracia, sem nenhum tipo de oportunismo político".

Na avaliação dele, os parlamentares que estão reclamando da decisão, "não vão achar ruim quando a Mesa decidir que o metro quadrado será dividido igualmente pelas lideranças partidárias".

O presidente rebateu sobre os problemas relatados em relação ao lugar que foi oferecido aos jornalistas na Câmara dos Deputados. "O que a imprensa reclama é que não pode ficar distante do plenário, mas nós vamos dialogar como sempre fizemos para acharmos solução viável que atenda a todos. A imprensa representa a veiculação e distribuição do que acontece aqui", disse Lira.

Entenda

O espaço destinado à imprensa há 60 anos está previsto para ser transferido para um andar abaixo do Plenário, no térreo, em um local sem janela, sem banheiro, com menos espaço e menor possibilidade de distanciamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus.

O Sindicato de Jornalistas do Distrito Federal (SJDF) estuda entrar com uma ação na Justiça para impedir a mudança.

Após a divulgação da decisão do presidente Arthur Lira, o deputado Kim Kataguiri começou a reunir assinaturas para tentar reverter a decisão. O prédio do Congresso Nacional é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

> Câmara aprova texto base da autonomia do BC
> Despejo de jornalistas da Câmara deve começar já nesta quinta

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!