Grupo de trabalho é criado para discutir reforma cartorial no Brasil

Está marcada para a próxima terça-feira (31) a formação do grupo de trabalho que vai tratar da reforma cartorial no Brasil. Criado por ato do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) o grupo vai ser coordenado pelo deputado federal José Nelto (Podemos-GO).

O objetivo será analisar, estudar e debater mudanças no atual sistema das serventias notariais e de registro. Serão avaliadas as despesas com as custas dos serviços forenses e a carga tributária embutida nelas. De acordo com o parlamentar, os trabalhos  atingem dois pontos : a dificuldade para criação de novas casas cartoriais e o alto custo das taxas.

José Nelto defende que o poder para determinar a abertura, ou não, de um novo cartório seja do Congresso Nacional e não das Assembleias Legislativas. “A nossa proposta atende à necessidade de fomentar reflexões sobre o tema, mediante colheita de ações concretas a serem desenvolvidas pelo Congresso", disse o parlamentar. Confira a lista dos parlamentares que integram o grupo da reforma cartorial

Demarcação de terras indígenas foi “equívoco do governo”, diz deputado

Dilma: Temer trouxe militares de volta à política

 

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo