“Precisamos dar resposta a problemas reais do Brasil”, diz Pacheco

Presidente do Senado e do Congresso Nacional Rodrigo Pacheco (DEM-MG) seguiu a atitude tomada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e fez um discurso em tom conciliatório a respeito das manifestações antidemocráticas de Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (7).

Em pronunciamento de 90 segundos - que inicialmente chamou de "entrevista", mas onde não foi perguntado nem respondeu nada - Pacheco não citou o nome ou o cargo do presidente, mas cobrou a discussão de problemas como desemprego e inflação.

"Essa solução não está no autoritarismo, não está nos arroubos antidemocráticos, não está em questionar a democracia", disse. "Esta solução está na maturidade política dos poderes constituídos de se entenderem, de buscarem as convergências da quilo que realmente interessa aos brasileiros."

Pacheco também disse que os brasileiros esperam que estes poderes sentem à mesa e discutam o respeito aos limites democráticos. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, chegou a articular uma reunião, que acabou cancelada depois de Bolsonaro não cessar os ataques à corte. Ontem, Bolsonaro insinuou que convocaria o Conselho da República, apenas para pressionar a suprema corte.

A fala de Pacheco e de Arthur Lira, feita mais cedo, contrastam com o discurso mais pesado de Luiz Fux, que chamou de "ilícitas" as ações de Bolsonaro. Apenas o STF foi atacado diretamente nos discursos do chefe do Executivo.


> Reação do Congresso a Bolsonaro depende das ruas, diz Simone Tebet
> “Ninguém fechará esta corte”, diz Fux em resposta a Bolsonaro. Veja o vídeo

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo