Deputados pedem vista e análise da PEC da reforma política é adiada

A comissão especial que analisa a PEC 125/2011, que prevê a mudança do sistema político brasileiro, realizou uma sessão de pouco mais de meia hora nesta tarde e, após pedido de vista conjunta, o debate foi adiado por duas sessões.

Originalmente, a proposta de emenda à Constituição tratava apenas da não realização de eleições em datas próximas a feriados. Porém, a relatora, deputada Renata Abreu (Podemos -SP) ampliou o escopo do texto e propôs uma série de outras mudanças no processo eleitoral.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected]

Em meio às negociações com as bancadas, a relatora – que preside o Podemos – afirmou que ainda não há acordo, principalmente em torno de qual será o novo sistema político.

Hoje, a deputada ainda apresentou mais uma versão de seu parecer, com alterações em relação à versão protocolada ontem.

Após pressão da bancada feminina e de organizações da sociedade civil, foi retirada, por exemplo trecho que alterava as cotas de gênero nas eleições.

Com a previsão de início do recesso parlamentar no próximo dia 18, a discussão da PEC só deve ser retomada em agosto.

Leia a íntegra do parecer da relatora:

> Reforma política coíbe emparelhamento da máquina, defende relatora

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo