Deputado do PSB reclama por comando do partido ceder vaga na Mesa à Rede

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) criticou o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e o líder do partido na Câmara, Alessandro Molon (RJ), pelo fato de a legenda desistir de indicar um nome para a quarta secretaria da Câmara. A sigla cedeu a vaga para deputada da Rede Joenia Wapichana (RR).

Delgado é da ala do PSB contrária à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) e disse não ver sentido em um partido que tem apenas uma deputada ter prioridade sobre uma legenda de 30 deputados.

"Nós teríamos a segunda pedida, nós passamos a ter a terceira. Na terceira, não se se teve com aquiescência dos deputados, nós abrimos mão de ter a indicação da bancada para indicar um partido que tem um deputado", disse ao Congresso em Foco.

A quarta secretaria é responsável por administrar o sistema habitacional da Câmara, com distribuição de imóveis residenciais aos deputados, de auxílio moradia a aqueles que não moram em imóveis funcionais e na proposição de aquisição, venda ou construção de residências.

"Não se trata da causa desse um deputado, se trata da proporcionalidade da Casa que se faz respeitar. A não ser que esses que estão representando uma posição que não foi discutida com a bancada, estejam sendo beneficiados com a estrutura que esse cargo vai dar para essa deputada, que é a única deputada da Rede", declarou Delgado.

Em suas mídias sociais, Joenia compartilhou postagem de Alessandro Molon e "apoio e sensibilidade a nossa causa indígena e de toda população brasileira". A deputada será a primeira mulher indígena a integrar a Mesa da Câmara dos Deputados.

>Líderes do Congresso preferem Mourão a Bolsonaro, aponta pesquisa

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!