CMO pretende votar relatório final da Lei de Diretrizes até terça-feira

A presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senadora Rose de Freitas (MDB-ES), divulgou o cronograma de trabalhos do colegiado que prevê que ainda nesta quarta-feira (7) o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), apresente um parecer preliminar.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected].

A comissão só foi instalada nesta quarta, quase três meses após o envio do PLDO pelo governo ao Congresso. A aprovação da lei de diretrizes é exigência legal para o recesso parlamentar, que começa formalmente em 18 de julho.

Na sessão desta quarta, quando Juscelino foi confirmado relator da LDO e o deputado Hugo Leal (PSD-RJ) relator-geral do orçamento, deputados e senadores questionaram o açodamento na aprovação do orçamento.

O líder da Minoria, Jean Paul Prates (PT-RN), e a deputada Adriana Ventura (Novo-SP) defenderam a possibilidade de não se realizar o recesso para que os debates sejam realizados com a devida transparência, técnica e cuidado.

As argumentações se dão ainda no rastro das denúncias do chamado “orçamento paralelo” envolvendo irregularidades na peça de 2021. Pelo cronograma da CMO, os parlamentares devem aprovar o relatório final da LDO até a próxima terça-feira (13) e enviar o texto ao plenário do Congresso no dia seguinte.

>> Veja o cronograma completo

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo