Baleia Rossi vai lançar candidatura à presidência da Câmara nesta quarta

O deputado Baleia Rossi (MDB-SP) vai lançar sua candidatura à presidência da Câmara nesta quarta-feira (6). Os partidos que compõem o bloco do indicado por Rodrigo Maia (DEM-RJ) são: Cidadania, DEM, MDB, PCdoB, PDT, PSB, PSDB, PSL, PT, PV e Rede.

Ontem o PT anunciou apoio à candidatura do emedebista. "É um grande dia para quem defende uma Câmara livre e independente. Somos 11 partidos diferentes. Divergimos em muitos assuntos. Mas estamos juntos na defesa de uma democracia viva e forte", disse Baleia Rossi.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, falou em entrevista ao Congresso em Foco sobre os motivos que levaram o partido a apoiar Baleia na disputa pela presidência da Câmara. De acordo com ela, ainda que não haja menções claras no documento escrito pela oposição, as análises de impeachment continuam sendo cobradas pelo grupo de partidos que apoia o deputado do MDB.

Arthur Lira (PP-AL) também começou sua campanha. Essa semana o deputado faz uma série de viagens a estados do Norte. Entre os deputados que o acompanham estão Elmar Nascimento (DEM-BA) e Celso Sabino (PSDB-PA), de partidos que estão no bloco de Baleia Rossi (MDB-SP).

PP, Solidariedade, PL, PSD, Patriota, PSC e Avante declararam apoio a Lira. Também está sendo negociado o apoio do PTB e Pros. No entanto, o voto é secreto e o cenário pode se inverter caso haja traições ao grupo de Baleia.

> PSD se aproxima de apoio a Rodrigo Pacheco em meio a negociações em Minas

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!