Dissidentes do DEM e PSDB acompanham Arthur Lira em viagem de campanha

O deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato a presidente da Câmara, começou nesta semana uma série de viagens a estados do Norte. Entre os deputados que o acompanham estão Elmar Nascimento (DEM-BA) e Celso Sabino (PSDB-PA), de partidos que estão no bloco de Baleia Rossi (MDB-SP), o principal concorrente de Lira.

Aliados do líder do PP acreditam que ele tem metade do apoio nos dois partidos do bloco de Baleia. O PSDB tem uma bancada de 31 deputados e o DEM de 28. O líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (PB), descartou punições partidárias a Elmar. "O Aguinaldo do PP apoia o Baleia... São posições pessoais", disse ao Congresso em Foco.

A comitiva de deputados que apoia Lira foi nesta terça-feira (5) a Macapá (AP), onde se reuniram com o governador Waldez Goes (PDT) e a bancada do estado na Câmara. O grupo seguiu para Belém (PA), onde vai se reunir com o governador Helder Barbalho (MDB) e os deputados paraenses. Os dois governadores são de partidos que apoiam Baleia Rossi - MDB e PDT.

Elmar foi protagonista de um atrito entre os grupos de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Lira no final de 2020. Maia queria emplacar Elmar na presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e Lira queria a deputada Flávia Arruda (PL-DF). No final, nenhum dos dois conseguiu o cargo e a CMO não foi instalada.

O deputado do DEM da Bahia também queria ser o candidato de Maia a presidente da Câmara. Após Baleia ter sido escolhido, o ex-líder do DEM resolveu apoiar Lira.

Sabino também protagonizou um embate entre Maia e Lira. O deputado do PSDB foi indicado por 11 partidos para ser líder da maioria na Casa e remover Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) da função, que é aliado de Maia. A escolha de Sabino não foi oficializada porque dois partidos desistiram das assinaturas.

O grupo de partidos que apoia Baleia soma cerca de 280 deputados (MDB, PSDB, DEM, PT, PSL, PDT, PDB, PCdoB, Rede, PV e Cidadania) e ultrapassa o número mínimo de deputados para eleger em primeiro turno o presidente da Câmara.

Já o bloco de Arthur Lira pode chegar a 205 votos. PP, Solidariedade, PL, PSD, Patriota, PSC e Avante declararam apoio a Lira. Também está sendo negociado o apoio do PTB e Pros. No entanto, o voto é secreto e o cenário pode se inverter caso haja traições ao grupo de Baleia.

Participam da comitiva de Lira na viagem aos estados do Norte os seguintes deputados:

1. Arthur Lira - PP-AL
2. Marcelo Ramos - PL-AM
3. Margarete Coelho - PP-PI
4. Luiz Tibe - Avante-MG
5. André Fufuca - PP-MA
6. Elmar Nascimento - DEM-BA
7. Celso Sabino - PSDB-PA
8. Hugo Leal - PSD-RJ
9. Luisinho - PP-RJ
10. Cajado - PP-BA
11. Hiran Goncalves - PP-RR

>PT e mais quatro partidos de oposição anunciam apoio a Baleia Rossi

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!