Mesmo com home office, só 40 deputados foram a todas as sessões; veja a lista

Dos 513 deputados federais, apenas 40 estiveram presentes nos 93 dias de sessões plenárias realizadas pela Câmara em 2020. A partir de março, a sessões foram todas feitas de forma remota em decorrência da pandemia de covid-19.

O número de deputados presentes em todas as sessões registradas no ano passado é quase o dobro de 2019, ano que teve somente sessões presenciais e que marcou apenas 24 deputados presentes em todas as sessões.

O levantamento foi feito com base em dados do Radar do Congresso, plataforma de dados do Congresso em Foco.

Na outra ponta, 2020 registrou também queda no número de deputados com quantidade expressiva de faltas. Enquanto, em 2019, 17 parlamentares tiveram menos de 70% de assiduidade, o ano passado registrou esta taxa apenas em quatro casos.

Pandemia explica a queda nas faltas

Segundo os deputados mais assíduos, a queda no número de faltas tem relação com as adaptações feitas pela Casa para seguir os trabalhos durante a pandemia. A implementação do Sistema de Deliberação Remota permitiu aos deputados trabalharem de casa, de seus escritórios locais e até em trânsito.

De acordo com a deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), que teve 100% de presença em 2020, as votações podiam ser feitas de qualquer lugar. Fato que contribuiu para o aumento da assiduidade. "Com a pandemia não houve eventos, missões, muitas reuniões externas - elas foram também virtuais - não coincidindo com as atividades que aconteceram pelo aplicativo", diz.

Em 2019, argumenta a parlamentar, não havia votação remota, portanto, se estivesse em um compromisso externo "obviamente não poderia estar em plenário”.

>PSL avança em processo de expulsão de deputados que apoiam Lira

> MDB deve definir candidatura no Senado nesta terça; Tebet é a favorita

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!