“A democracia nos liberta do obscurantismo”, diz Fux em volta do STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, fez um pronunciamento na tarde desta segunda-feira (2) ao abrir os trabalhos na volta do Judiciário e disse que o momento é de fortalecer e não de deslegitimar a confiança da sociedade nas instituições. Sem citar nomes, Fux afirmou que o Judiciário precisa "vislumbrar o momento adequado para erguer a voz diante de eventuais ameaças".

Em uma fala que chega no rastro de ataques do presidente Jair Bolsonaro a ministros da corte e ao processo eleitoral brasileiro, coube a Fux fazer uma defesa do processo democrático.

"A democracia nos liberta do obscurantismo, da intolerância e da inverdade, permitindo que possamos exercer, em plenitude, nossa dignidade e nossas capacidades humanas", disse. "O regime democrático necessita ser reiteradamente cultivado e reforçado, com civilidade, respeito às instituições."

Com frequência ao longo do último mês o presidente Bolsonaro investiu em ofensivas, algumas pessoais, ao ministro Luís Roberto Barroso, que preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Barroso foi escolhido como o alvo dos bolsonaristas na questão do voto impresso nas eleições de 2022.

Após a fala de Fux os ministros deram início a análise as matérias presentes na pauta que tratam de processos com tema na reforma trabalhista.


> Contratos em hospitais federais do Rio entram na mira da CPI da Covid
> Bolsonaro quer parcelar precatórios para liberar R$ 40 bilhões em ano eleitoral

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS
Continuar lendo