STF nega habeas corpus e mantém prisão de Daniel Silveira

O ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um novo pedido de habeas corpus para que o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) saísse da prisão domiciliar. Preso em fevereiro deste ano por ordem do ministro Alexandre de Moraes, Silveira é réu no STF por promover constantes ameaças aos ministros da corte, e é investigado por fazer apologia ao Ato Institucional nº 5, o mais repressivo da ditadura militar.

Na decisão, publicada nesta quinta-feira (9), Barroso indicou que não ficou apresentada "a teratologia, ilegalidade flagrante ou abuso de poder que justifique" a soltura de Silveira.

Leia a íntegra da decisão:

A decisão é tomada com base no processo sobre a prisão de Silveira, ocorrida em flagrante durante o carnaval de 2021 e mantida pela Câmara dos Deputados. Em março, o deputado foi autorizado a ir para o regime semiaberto - mas em 28 de abril, o Plenário do STF recebeu a denúncia contra o parlamentar oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR), por 11 votos a zero.

Em junho, o deputado recebeu nova ordem de prisão, por violar repetidamente o uso de tornozeleira eletrônica. Mesmo preso e sem poder comparecer ao Plenário da Casa presencialmente, o deputado, um dos mais fervorosos parlamentares bolsonaristas, segue com mandato e recebendo vencimentos pela Casa.

Apesar de raramente ser citado por Bolsonaro e seus apoiadores desde sua prisão, o nome de Silveira vem voltado à pauta de alguns parlamentares que pedem a revogação de sua prisão - uma maneira de antagonizar a narrativa bolsonarista à do ministro Alexandre de Moraes.


> PSB adere e confirma participação na manifestação do dia 12 contra Bolsonaro
> Líderes dos caminhoneiros na greve de 2018 convocam assembleia

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo