AGU responde que mentiras de Bolsonaro sobre voto eletrônico são “liberdade de expressão”

O governo federal enviou um documento ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que resposta ao ministro Gilmar Mendes sobre as inalações feitas pelo presidente Bolsonaro em relação a fraudes no sistema eleitoral. Na resposta, a Advocacia Geral da União (AGU) afirmou que não haveria irregularidade na “mera possibilidade de levantar discussões sobre os aspectos que permeiam o sufrágio eleitoral”. Deste modo, avalia que a pregação de Bolsonaro contra o voto eletrônico é somente liberdade de expressão.

A ação havia sido movida pela Rede Sustentabilidade. Na peça, da AGU limita-se às questões técnicas e argumentou que a Rede não tinha “legitimidade” para propor a ação e que o partido não apontou as normas jurídicas que teriam sido violadas pelo presidente. Não são mencionadas provas de fraude eleitoral que confirmem as declarações do presidente.

Confira o parecer da AGU:

No parecer da Presidência da República, as falas de Bolsonaro servem "em clara e evidente busca pelo aperfeiçoamento do pleito eleitoral", e que seu objetivo é diminuir o quanto possível, eventuais fraudes.

Confira o parecer da Presidência da República:

"Impõe registrar que deferir a pretensão do impetrante necessariamente transmitirá à Sociedade um inequívoco sinal de que a mera possibilidade de levantar discussões sobre os aspectos que permeiam o sufrágio eleitoral são um dogma insuceptíveis de qualquer discussão e aprimoramento", anota a Presidência no parecer, "o que seria um verdadeiro absurdo."


> Bolsonaro entrega MP do novo Bolsa Família, mas texto não define valores
> Veja a íntegra da MP que cria o Auxílio Brasil

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo