Em manifesto, 27 subprocuradores-gerais defendem democracia e cobram ação de Augusto Aras

Um grupo de 27 subprocuradores-gerais da República publicou nesta sexta-feira (6) uma manifestação em prol da democracia e em defesa da urna eletrônica e do atual processo de votação. A manifestação é a mais contundente vinda da elite do Ministério Público em um momento de acentuação dos ataques de Jair Bolsonaro (sem partido) à Justiça Eleitoral.

"A Democracia afirma-se em eleições gerais, periódicas, livres do abuso de poder de autoridade e econômico, constituindo crime comum e de responsabilidade impedir, mesmo que por ameaça, o livre exercício do voto", dizem os subprocuradores.

O tom também foi duro em direção ao atual Procurador-Geral da República, Augusto Aras, reconduzido para um segundo mandato no cargo por Bolsonaro.

"Incumbe prioritariamente ao Ministério Público a incondicional defesa do regime democrático, com efetivo protagonismo, seja mediante apuração e acusação penal, seja por manifestações que lhe são reclamadas pelo Poder Judiciário", dizem.

Sobre o papel do PGR, indicam que suas funções "hão de ser exercidas em estrita sintonia com os deveres de defesa da ordem jurídica e do regime democrático."

Assinam a nota subprocuradores como Nicolao Dino, Mario Bonsaglia e Luiz Frischeisen, vencedores da lista tríplice nas eleições deste ano. Estes nomes foram ignorados por Bolsonaro ao reconduzir Aras.

Em meio a crise entre os Três Poderes, Fux e Aras se reúnem no STF

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo