Guedes recebe líderes da oposição para tentar salvar reforma tributária

Após não conseguir, mais uma vez, aprovar na Câmara a fatia da reforma tributária que muda as regras no Imposto de Renda, o ministro da Economia, Paulo Guedes, faz aceno aos partidos da oposição em uma tentativa de salvar a proposta.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected].

No fim da tarde da próxima terça-feira (24), o chefe da pasta receberá os líderes dos partidos que se opõem ao governo para que façam sugestões de mudanças no projeto. Aos parlamentares, Guedes usou principalmente o argumento de que o governo deseja, sim, taxar lucros e dividendos, pauta defendida pela oposição.

O líder da oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ), afirmou ao Insider que o governo terá o apoio dos deputados se estiver disposto a aprovar uma reforma que simplifique o regime tributário, que seja progressiva, e que seja neutra do ponto de vista arrecadatório – sem perdas ou ganhos.

“Estamos abertos ao diálogo porque achamos fundamental que o Brasil faça uma reforma que torne o sistema mais justo. Não somos a oposição do quanto pior melhor, somos uma oposição propositiva”, disse o líder.

Os deputados ainda alinham quais sugestões de mudanças no projeto levarão a Guedes, mas, o Insider apurou que, entre os pontos, devem estar o fim do limite de R$ 40 mil para a declaração simplificada do IRPF, alterações no reajuste da tabela do IRPF, e ainda a progressividade na taxação dos lucros e dividendos.

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo