Fim do comunismo e impeachment de urubus: em fotos, os cartazes do ato em Brasília

Eram milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, prontos para acompanhar o discurso de viés golpista do presidente Jair Bolsonaro. Grande parte das faixas e dos cartazes levados pelos manifestantes ao ato pedia a intervenção do Executivo nos outros dois poderes, assim como a destituição de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A manifestação, a primeira de duas a que Bolsonaro deve comparece hoje, contou com a presença massiva de caminhões e ônibus vindos de todos os cantos do Brasil - um ônibus de Novo Progresso, no sul do Pará, fazia companhia a outro de Santa Catarina e um terceiro de Mato Grosso do Sul.

Manifestação 7/9/2021 em Brasília Foto: Tiago Rodrigues/Congresso em FocoFoto: Tiago Rodrigues/Congresso em Foco

Em diversos pontos da concentração, pessoas entregavam placas com demandas específicas como o voto impresso, já derrubado pelo Congresso Nacional há cerca de um mês

Em outras, frases em inglês - algumas com erros de digitação - buscavam chamar a atenção contra o que seria um suposto "comunismo" de todas as instituições no Brasil, com exceção do governo Bolsonaro. Em todas elas, havia o chamado claro para uma pauta claramente antidemocrática e golpista: a saída de ministros do STF, seja um deles (o ministro Alexandre de Moraes, que atualmente é uma pedra no sapato do bolsonarismo), seja da corte toda.

Manifestação 7/9/2021 em Brasília Foto: Tiago Rodrigues/Congresso em FocoFoto: Tiago Rodrigues/Congresso em Foco

A reportagem também flagrou frases em espanhol e francês durante a manifestação, pedindo o "fim do comunismo" e "sanitização" dos poderes Legislativo e Judiciário.

Manifestação 7/9/2021 em Brasília Foto: Tiago Rodrigues/Congresso em FocoFoto: Tiago Rodrigues/Congresso em Foco


> Fabrício Queiroz participa de atos bolsonaristas no Rio e posa para fotos
> Bolsonaro ameaça Fux e Moraes: “Ou se enquadra ou pede para sair”. Veja vídeo

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo