Bolsonaro: Mourão é como o cunhado que você tem de aturar

O presidente Jair Bolsonaro afirmou em entrevista nesta segunda-feira (26) que seu vice, Hamilton Mourão, "tem uma independência muito grande" que "por vezes atrapalha um pouco a gente". De acordo com Bolsonaro, vice-presidente é como o cunhado: "você casa e tem que aturar".

A avaliação foi feita em entrevista à rádio Arapuan, de João Pessoa (PB), ao ser questionado sobre se Mourão estaria ao seu lado no palanque eleitoral de 2022. Bolsonaro afirmou que o cargo de vice é muito importante para "agregar simpatia" do eleitorado, mas pondera que a escolha de Mourão foi feita às pressas.

"A escolha do meu vice na última foi muito em cima da hora, assim como a composição das bancadas, especialmente da bancada de deputados federais. Muitos parlamentares, depois de ganhar as eleições com o nosso nome, muitos se transformaram em verdadeiros inimigos, muitos não, uma minoria", diz.

Casamento com o Centrão

Questionado sobre se vai vetar o aumento bilionário do fundo eleitoral, Bolsonaro disse apenas que nenhum partido o influenciará nesta decisão. Sobre a aliança com o Centrão e ida do senador e presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, para a Casa Civil, o presidente disse que o bloco inclui a maioria dos parlamentares e que, sem esse apoio, não consegue aprovar nada no Congresso.

Na sequência, Bolsonaro foi questionado sobre a perspectiva "moral" de trazer Ciro Nogueira para o Planalto, considerando o "passado" do senador e as investigações em andamento contra o parlamentar.

"Se eu afastar do meu convívio parlamentares que são réus, ou têm inquéritos, eu perco quase metade do parlamento. Eu sou réu no STF no caso da Maria do Rosário", disse, argumentando que só podem ser considerados culpados depois de julgados e condenados.

> Exército diz não ter relatórios de inteligência de Pazuello e Elcio Franco

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo