Especulação sobre nova pesquisa faz Bolsa subir

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, cresceu 3% em apenas duas horas. Mercado foi aquecido após boatos de que Marina estaria empatada tecnicamente com Dilma no primeiro turno. Ibope divulga novos dados nesta terça

A expectativa em torno da divulgação de nova pesquisa do Instituto Ibope, nesta terça-feira (16), já está mexendo com os ânimos do mercado financeiro. Ações da Petrobras e do Banco do Brasil subiram após apostas de que a presidenta Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição pode apresentar queda nas intenções de voto.

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, cresceu 3% em apenas duas horas. Trata-se de uma marca importante, já que nas últimas semanas a bolsa vinha sofrendo perdas significativas.

As empresas conhecidas como integrantes do “kit-eleição” – formado por estatais e bancos - tiveram valorizações. Os destaques foram as ações da Petrobras, com alta de 7,44%, da Eletrobrás, com 4,94%, e do Banco do Brasil, com crescimento de 3,89%.

Consultorias ligadas ao mercado financeiro estão na expectativa de um empate técnico entre Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff já no primeiro turno. Na pesquisa realizada pelo mesmo instituto na semana passada, a candidata do PT estava com 39% contra 31% da ex-senadora.

Na noite desta segunda-feira (15)  foi divulgada uma sondagem do Vox Populi - encomendada pela TV Record. O levantamento aponta liderança de Dilma no primeiro turno e empate técnico entre a petista e a candidata do PSB no segundo turno.

De acordo com o levantamento, Dilma aparece com 36% das intenções de voto na simulação de primeiro turno, Marina com 27% e Aécio Neves (PSDB) estacionado nos 15%.

A expectativa é que os números sejam conhecidos a partir das 18 horas desta terça-feira. O levantamento foi encomendado pelo jornal O Estado de S. Paulo e pelo Jornal Nacional.

Mais sobre eleições 2014

Assine a Revista Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!