Ciro Nogueira na Casa Civil evidencia fragilidade do governo, avalia Humberto Costa

A escolha do presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), para assumir o posto de ministro da Casa Civil evidencia o enfraquecimento do governo Bolsonaro e o fortalecimento do Centrão. A avaliação foi feita ao Insider pelo senador Humberto Costa (PT-PE).

"O que ocorre é que o governo está terminando de se entregar para o Centrão que está prestes a coordenar todas as principais áreas. Mostra um enfraquecimento grande", disse. O parlamentar, assim como Ciro, integra a CPI da Covid. Atualmente o PP também mantém o controle do orçamento de R$ 11 bilhões de reais, através do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected]

Ainda de acordo com o petista, a jogada do governo também pode ser entendida como uma estratégia para frear os processos de impeachment, uma vez que Ciro mantém um bom trânsito nas duas Casas, inclusive entre opositores.

Entre os parlamentares com quem Ciro tem boa relação está o presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM) e o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL). Humberto, porém, rechaça uma tentativa de interferência na comissão. "Não acho que muda e não adianta tentar interferir na CPI".

> Líder do governo confirma ida de Ciro Nogueira para Casa

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo