Bolsonaro é “genocida”, apontam líderes em enquete

Enquete realizada pelo instituto Política Viva, que reúne empresários, executivos, profissionais liberais, jornalistas e ativistas pró-democracia, revelou que todas as 120 pessoas que se manifestaram usaram palavras negativas para expressar o que sentem a respeito do presidente Jair Bolsonaro. O termo mais utilizado foi “genocida”.

As perguntas foram aplicadas respeitando o anonimato dos respondentes e de modo totalmente aberto. Isto é, não foi apresentada nenhuma alternativa prévia de resposta. Trata-se da amostra de um grupo específico, que não tem valor científico nem pode ser tomada como expressão do pensamento da população ou mesmo do segmento  dos líderes de opinião, que forma o maior contingente dos participantes do Política Viva.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, foi a segunda personalidade política avaliada de modo mais negativo. Recebeu 98% de expressões com conotação negativa e 2% de palavras positivas. Empataram, como os termos mais citados: “oportunista” e “bandido”.

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, teve 86% de palavras negativas e 14% de positivas. Palavra mais lembrada: “oportunista”.

Quem obteve a melhor avaliação foi o vice-presidente Hamilton Mourão. Mesmo assim, foram 82% de palavras negativas e 18% de positivas. A expressão mais usada para se referir a ele foi “conivente”.

Já o Brasil recebeu 3% de menções positivas e 97% de negativas. Palavra mais usada: “tristeza”.

Veja quem disputará o Prêmio Congresso em Foco

Ibaneis alerta: PMs que participarem de manifestações serão punidos

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo