Lira: PEC do semipresidencialismo deve avançar na Câmara contra “instabilidade”

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se manifestou nesta segunda-feira (19) sobre o movimento de parlamentares pelo avanço de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que prevê a implantação do semipresidencialismo no Brasil.

“Acabou a época de projetos esquecidos nas gavetas. E o semipresidencialismo é mais um desses. Surgiu antes da crise atual. Não é invenção minha [...] Podemos, sim, discutir o semipresidencialismo, que só valeria para as eleições de 2026, como qualquer outro projeto ou ideia que diminua a instabilidade crônica que o Brasil vive há muito tempo”, afirmou no Twitter.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected].

Em reportagem neste domingo, o jornal O Estado de São Paulo revelou que minuta da PEC foi apresentada na semana passada em reunião dos líderes partidários. Nesta segunda, Lira reafirmou seu compromisso com o colégio de líderes para definir os temas a ser pautados pela Câmara.

Os deputados debatem uma série de reformas políticas e eleitorais, que Lira pretende aprovar a tempo de serem implementadas já no ano que vem.

Porém, o debate em torno do semipresencialismo, sistema que daria ainda mais poderes ao Congresso, ganhou força diante da crescente pressão para que Lira paute algum dos mais de cem pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro.

>>Painel do Poder: Bolsonaro é a autoridade mais mal avaliada pelo Congresso

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo