As eleições consagraram não apenas quem foi eleito, mas também aqueles que fortaleceram suas plataformas políticas. Alguns líderes fortificaram as bases eleitorais municipais dos seus partidos mesmo não conquistando o cargo pleiteado. Políticos inexperientes venceram alguns caciques nas urnas.
Exemplo disso, é o caso do primeiro prefeito do partido Novo eleito em Joinville, Adriano Silva, que venceu o deputado federal Darci de Matos (PSD-SC) nas urnas locais. Outro exemplo foi a evolução do candidato Guilherme Boulos (Psol-SP), que mesmo sem ganhar a prefeitura da cidade, uniu a esquerda e mobilizou as redes sociais - campo marcado de protestos e crescimento da direita no país.
Veja outros postulantes fortalecidos:
João Campos (PSB-PE)
João Campos, prefeito eleito em Recife (PE)
João Campos (PSB-PE) foi eleito o prefeito de Recife (PE). Aos 27 anos, ele é o mais jovem prefeito das capitais brasileiras. No segundo turno, ele protagonizou uma disputa cotra sua prima de segundo grau, a deputada federal petista Marília Arraes. Com a vitória de João Campos, será a sétima vez que Recife terá um prefeito do PSB. Ele está na sua primeira legislatura na Câmara dos Deputados e é filho do ex-deputado federal e ex-presidenciável Eduardo Campos, que faleceu em um acidente aéreo em 2014. João já foi chefe de gabinete em Pernambuco durante o mandato do governador Paulo Câmara. Ele é vice-líder do PSB na Câmara.
Erika Hilton (Psol-SP)
Erika Hilton (Psol). [fotógrafo] Reprodução/Facebook [/fotógrafo]
Suéllen Rosim (Patriota-SP)
Suéllen Rosim (Patriota).
Cinthia Ribeiro (PSDB-TO)
Cinthia Ribeiro (PSDB). [fotógrafo] Reprodução/Facebook [/fotógrafo]
Guilherme Boulos (Psol/SP)
Guilherme Boulos (PSOL)