Dos 69 deputados e senadores candidatos, só 12 foram eleitos

Doze deputados federais foram eleitos nas eleições municipais de 2020 e deixarão a Câmara a partir de janeiro do ano que vem. Quatro deles saíram vitoriosos já no primeiro turno, no dia 15 de novembro, e oito venceram a disputa final neste domingo (29).

No total, 67 deputados e dois senadores estavam concorrendo ao Executivo municipal em 15 cidades. O número é inferior ao da eleição de 2016, quando 83 congressistas se lançaram candidatos. Com o resultado final, a taxa de sucesso dos parlamentares candidatos no pleito deste ano foi de 17,39%.

Dos deputados, dois conquistaram cadeiras de vice-prefeito já no primeiro turno: Paulo Marinho Júnior (PL), em Caxias (MA), e Juninho do Pneu (DEM), em Nova Iguaçu (RJ). Paulo Marinho Jr. não está em exercício atualmente. Deuzinho Filho (Republicanos), que concorria a vice-prefeito de Caucaia (CE), venceu no segundo turno. Ele é suplente e encontra-se atualmente fora do exercício.

Há, ainda, o caso do deputado Wladimir Garotinho (PSD-RJ), que obteve 121.174 votos (52,40%) no pleito deste domingo, mas cuja candidatura está sub judice. Ele aguarda decisão da Justiça Eleitoral para ter a confirmação se será ou não o prefeito pelos próximos quatro anos. O adversário de Garotinho, Caio Vianna (PDT), obteve 110.094 votos (47,60%).

Dos dois senadores que concorreram no pleito municipal, nenhum saiu vitorioso. O senador Jean Paul Prates (PT) ficou em segundo lugar em Natal (RN), onde Álvaro Dias (PSDB) foi reeleito em primeiro turno. Em Goiânia (GO), o senador Vanderlan Cardoso (PSD) enfrentou o ex-governador Maguito Vilela (MDB) no segundo turno e perdeu por 52,60% a 47,40%, uma diferença de mais de 27 mil votos.

Em luta contra a covid-19, Maguito vence Vanderlan Cardoso em Goiânia

Os eleitos em primeiro turno foram: 

  • Alexandre Serfiotis (PSD-RJ) - prefeito de Porto Real
  • Roberto Pessoa (PSDB-CE) - prefeito de Maracanaú
  • Paulo Marinho Jr. *não está em exercício  (PL-MA) - vice-prefeito de Caxias
  • Juninho do Pneu (DEM-RJ) - vice-prefeito de Nova Iguaçu

Os eleitos em segundo turno foram:

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!