A lista dos empresários que bateram palmas para Bolsonaro

Em meio aos sucessivos recordes de mortes por covid-19, o presidente Jair Bolsonaro voltou a causar aglomeração. Desta vez, com parte da elite do PIB brasileiro. Em jantar promovido pelo empresário Washington Cinel, da empresa de vigilância Gocil, Bolsonaro foi ovacinado, segundo relatos à imprensa de participantes do encontro.

O presidente fez agrado aos empresários, com críticas à política de fechamento do comércio e de indústrias como medida preventiva contra a covid-19, prometeu intensificar a vacinação e aprovar reformas. Na tentativa de se reaproximar de ao menos uma parte do empresariado brasileiro, criticou governadores que adotam iniciativas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde no combate à pandemia. Os empresários e executivos, em sua grande maioria, preferiram sair em silêncio, deixando o relato das conversas à imprensa para integrantes do governo.

Os aplausos ao presidente ocorrem em meio aos mais de 340 mil mortos pela covid, aos mais de 14 milhões de brasileiros desempregados, à alta da inflação, à demora do governo na liberação de recursos para os brasileiros mais afetados pela crise e à interrupção de programas de fomento para micro e pequenas empresas, abandonados desde o fim da calamidade pública, em dezembro.

Veja a lista:

 

Procurada, a assessoria de Cinel informou que não dispunha da relação dos presentes. O Congresso em Foco apresenta a seguir uma lista parcial de empresários e executivos que participaram do jantar com o presidente, com base em informações de O Globo, da Folha de S.Paulo, de O Estado de S.Paulo e do site Poder360. Os nomes citados, no entanto, são basicamente os mesmos. Entre os convidados, principais nomes do Bradesco, da Riachuelo, do Habib's, MRV, da CNN, do SBT, da Jovem Pan, da Multiplan, da Cosan, entre outros grandes grupos.

Se incluímos alguém indevidamente ou se deixamos de fora algum nome, por gentileza, escreva para redacao@congressoemfoco.com.br. O espaço também está aberto a esclarecimentos dos presentes.

Continuar lendo