Prêmio Congresso em Foco: quem concorre na categoria Mulheres na Política

Pela primeira vez, o Prêmio Congresso em Foco homenageará as parlamentares que se destacaram ao longo do ano na defesa de propostas legislativas relacionadas à igualdade de gênero ou que contribuam para o aumento da representatividade política feminina. A categoria especial “Mulheres na Política” será disputada por todas as congressistas aptas na categoria geral de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”.

Ou seja, parlamentares que não estejam sendo investigadas, por suspeita de práticas criminosas, nem respondam a ações penais ou de improbidade administrativa em andamento. Também precisa ter exercido o mandato por ao menos 60 dias.

A votação do Prêmio Congresso em Foco na internet começa no próximo dia 1º e vai até 30 de setembro. Também serão premiados os mais bem avaliados por jornalistas que acompanham o Congresso e por um júri especializado. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia no dia 21 de outubro.

O prêmio tem como principais objetivos fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que melhor representam a população, segundo os três públicos votantes.

Veja a lista das aptas nesta categoria especial:

Neste ano, além das categorias gerais de "Melhores na Câmara" e "Melhores no Senado", estarão em disputa três categorias especiais. São elas: "Mulheres na Política", "Defesa da Educação" e "Clima e Sustentabilidade".

Veja o regulamento do Prêmio Congresso em Foco

Quem apoia o Prêmio

Continuar lendo