Ives Gandra Martins nega autoria de áudio sobre atos do 7 de setembro

É fake um áudio que circula nas redes sociais no qual o jurista Ives Gandra Martins orientaria manifestantes sobre a forma como deveriam se manifestar em favor do governo no dia Sete de Setembro. A autoria do áudio foi desmentida pelo próprio jurista ao Congresso em Foco.

No áudio, alguém que tenta imitar a voz de Ives Gandra Martins dá orientações aos manifestantes procurando estabelecer uma diferença entre o que a voz chama de “ato de protesto” e “manifestação”. Diz a voz que o que se fará em 7 de setembro seria uma “manifestação” e que, nesse sentido, palavras de ordem e faixas deveriam ter caráter afirmativo sobre o que se deseja. “Não adianta dizer ‘Fora STF’. É preciso dizer que se quer voto impresso e auditável”, diz a voz. Em outros trechos, a voz fala que deve ser pedida a substituição de ministros da Suprema Corte e que não há “intervenção militar” prevista no artigo 142 da Constituição. “Nós temos que dizer o que queremos que o nosso presidente faça”, diz a voz, em outro trecho.

“Isso tudo é um absurdo”, reagiu Ives Gandra. “É alguém que tenta imitar a minha voz. E o que é dito ali é uma estupidez, a intenção de um agitador”, afirmou o jurista ao Congresso em Foco.

Ives Gandra diz que costuma dar suas opiniões de forma clara, como jurista e professor. Mas sempre de forma respeitosa. “Eu tenho admiração e respeito pelo Supremo Tribunal Federal”, disse. “Todas as minhas manifestações são sempre muito respeitosas. Eu ataco ideias, não pessoas. Combato com respeito. Eu não iria mudar isso aos meus 87 anos. Nego de forma veemente”.

STF adia julgamento sobre reintegração de posse de terras indígenas

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho
no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo